Loureira reaviva velhas memórias e ensina aos mais novos a tradição da Malhada do Feijão



As tradições minhotas mantêm-se bem vivas na Loureira. A freguesia do concelho de Vila Verde vai acolher a quarta edição da recriação da Malhada do Feijão, já no próximo dia 18 de agosto (domingo), pelas 19h. Dos trajes tradicionais às alfaias agrícolas, a iniciativa vai decorrer nos moldes de antigamente e afirma-se como uma oportunidade soberana para os mais novos conhecerem e os mais velhos reviverem a tradição. Vai decorrer na zona de lazer da Ponte Nova, com o espelho de água do Rio Homem e a beleza natural da paisagem verdejante como pano de fundo.

Haverá, ainda, música popular minhota a acompanhar a recriação da prática agrícola para animar a festa e sopas de burro cansado para recarregar as energias depois dos esforços do trabalho. A iniciativa é de entrada gratuita e todos podem participar. Pegar nas alfaias agrícolas e ‘meter as mãos na massa’, experimentar e vivenciar as tradições locais, sentir na primeira pessoa o genuíno pulsar do mundo rural. O evento integra o Arraial do Emigrante (14 a 18 de agosto), organizado pela Junta de Freguesia da Loureira, e insere-se na programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.

            Segundo o presidente da Junta de Freguesia da Loureira, Pedro Dias, os principais objetivos da Malhada do Feijão passam por “mostrar aos mais novos a tradição, como é que o feijão chega à mesa, e levar os mais antigos a reviver uma prática que realizaram durante muitos anos de forma tradicional”. O autarca continuou afirmando que “estando inserida no Arraial do Emigrante, [a malhada] também tem como objetivo receber os emigrantes e potenciar turismo através da ruralidade da freguesia”. Nesta altura do ano, a Loureira é “uma freguesia muito visitada por pessoas de outros concelhos e regiões”, sublinha Pedro Dias, enfatizando o fator de atratividade da zona de Lazer da Ponte Nova, um espaço muito bem cuidado à beira-rio que é “um dos ex-líbris do concelho de Vila Verde”.

Comentários