Atividades equestres brilharam nas seculares Feiras Novas do Pico de Regalados




As Feiras Novas do Pico de Regalados resistiram ao desgaste do tempo, atravessaram os séculos e chegam aos dias de hoje com um fulgor assinalável. As atividades equestres (corrida, espetáculo noturno, passeio e exposição) estiveram em destaque num cartaz amplo e diversificado que trouxe ao Largo da Feira três dias, 25 a 27 de outubro, recheados de atividades capazes de ‘agradar a gregos e troianos’. 

Da animação da música popular às recriações de práticas tradicionais (desfolhada e magusto), passando pela gastronomia regional, feira franca e diversas atividades desportivas, entre outros, estavam reunidos os condimentos para uma receita de sucesso que atraiu largos milhares de pessoas à Vila do Pico de Regalados. Tudo em ambiente de festa, convívio e alegria, à boa moda do Minho.

Uns vieram de perto, outros nem por isso. Rosa Maria, natural de Ponte de Lima, confessou que soube da festa pelo marido e “como nunca tinha vindo ao Pico de Regalados, decidimos vir”. A limiana deixou claro que gostou do que viu, “foi uma festa claramente à moda minhota”, e ainda prometeu que, “se puder”, no próximo ano voltará às Feiras Novas do Pico de Regalados. 

“Três dias de festa, tradição e convívio” 

As atividades equestres foram a grande atração da festa e não faltaram iniciativas para fazer as delícias dos apreciadores dos equídeos. O presidente da União de Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós, César Cerqueira, destacou a Corrida de Passo Travado, que “contou com mais de 80 participantes”, e o Espetáculo Equestre Noturno, em que a luz, som e fogo ajudaram a abrilhantar a beleza da arte equestre. 

César Cerqueira realçou também a manhã de domingo (27 de outubro), dedicada ao desporto. “Foi uma manhã extremamente ocupada, com seis atividades desportivas e muitos participantes. Só o IV Passeio a Cavalo Rota das Quintas teve cerca de 100 participantes”, referiu. Trail, BTT, caminhada e dois passeios de motos foram as outras modalidades ao dispor de picoenses e visitantes. 

O presidente da União de Freguesias destacou ainda a atuação de Augusto Canário, um artista minhoto com uma carreira consolidada e que é capaz de arrastar multidões. Para finalizar, fez questão de “agradecer a todas as pessoas que, de alguma forma, contribuíram para estes três dias de festa, tradição e convívio”. 

Valorizar Vila Verde e preparar o concelho para o futuro 

Já o presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, não poupou elogios ao trabalho desenvolvido na preparação de um “evento de promoção da nossa terra”. “É preciso unir muitas pessoas para levar para a frente esta festa e só com este esforço coletivo é que as Feiras Novas conseguem ter esta dimensão. É com estas iniciativas que valorizamos o concelho e preparamos Vila Verde para o futuro”, afirmou. 

António Vilela referiu ainda que as Feiras Novas “representavam um momento de celebração pelo fim das colheitas, em que as pessoas vinham para vender e comprar produtos, mas também conviver e criar laços de amizade”. Nesse âmbito, o autarca parabenizou a organização e a população local “pela forma como têm vindo a recuperar o passado e a valorizar as Feiras Novas da freguesia”. 

A iniciativa foi organizada pela União de Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós e pela ACDRSS de Pico de Regalados. Integrou a programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que, de agosto a novembro, se desdobra em mais de 40 iniciativas de preservação da tradição, promoção da cultura, dinamização da economia e divulgação do território.

Comentários