Vila Verde, Capital do Pica no Chão. Fim de Semana Gastronómico para “fechar com chave de ouro a Rota das Colheitas”


As iguarias da cozinha regional, com destaque para o Pica no Chão e o Pudim Abade de Priscos, são as estrelas maiores de um programa que inclui também as especialidades da doçaria, descontos no alojamento, atividades de natureza e pontos de interesse cultural. O Fim de Semana Gastronómico – ‘Vila Verde, Capital do Pica no Chão’ vai decorrer de 29 de novembro a 1 de dezembro. Prepara-se para atrair milhares de visitantes ao concelho e “fechar com chave de ouro a Rota das Colheitas”, disse a vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, durante a manhã de hoje, na conferência de apresentação do evento. 

O frango caseiro, o arroz fresco e os genuínos sabores da cozinha regional prometem um Pica no Chão de fazer crescer água na boca. Para a sobremesa, o destaque vai para o célebre Pudim Abade de Priscos. Para acompanhar estas (e outras) iguarias, o bom vinho verde da região. Durante o fim de semana, decorre também a 9ª Mostra ‘Doces e Sabores da Nossa Terra’, em que pontuam as especialidades dos mestres de doçaria e pastelaria, com descontos de 15%, no dia 1 de dezembro, nas pastelarias aderentes. 

Vários motivos de interesse 

Vila Verde prepara-se para conquistar os visitantes pelo estômago, mas não só, como recordou Júlia Fernandes. Haverá promoções em vários estabelecimentos de alojamento, que juntam os descontos nas noites de sexta e sábado à famosa hospitalidade local. “Salientar também a forma como os restaurantes, os espaços de alojamento e a população em geral recebem os visitantes, sempre de braços abertos e com muita alegria”, afirmou a vereadora da Cultura, acrescentando que o Espaço Namorar Portugal e os museus locais estarão de portas abertas durante todo o fim de semana. 

No domingo, 1 de dezembro, destaque ainda para a Feira de Artesanato, no centro de Vila Verde, e para o Trilho da Nóbrega, uma atividade que promete levar os participantes ao encontro da imensa beleza natural e de vários pontos de interesse histórico-cultural da zona da Nóbrega. ‘Vila Verde, Capital do Pica no Chão’ dá o pontapé de saída para os Fins de Semana Gastronómicos do Turismo do Porto e Norte de Portugal e assinala o encerramento da Rota das Colheitas, “uma programação que, ao longo de quatro meses, fez um roteiro extraordinário pelo concelho, mostrou o que de melhor se faz, as práticas agrícolas ancestrais, os sabores e saberes da nossa terra…», concluiu Júlia Fernandes. 

Promover e valorizar as potencialidades locais 

O presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, manteve a toada e sublinhou que a Rota incluiu iniciativas “por todo o território concelhio e até além-fronteiras”, já que a Festa do Caldo do Pote de Sabariz é replicada anualmente em Dusseldorf, na Alemanha. “Um percurso de quatro meses que se fez em torno das colheitas e que termina com a qualidade da nossa gastronomia, especialmente dos emblemáticos Pica no Chão e Pudim Abade de Priscos”, referiu. 

Com a Rota das Colheitas na reta final, hora de fazer o balanço. “É um programa claramente vencedor, que garantiu a divulgação constante e permanente dos nossos produtos, valorizando o potencial gastronómico, cultural, arquitetónico e paisagístico do concelho. Um programa que ajuda a promover a cultura popular, a preservar as nossas tradições e a dinamizar a economia”, frisou o autarca. 

António Vilela destacou ainda os prémios conquistados a nível nacional e internacional por produtos e empresas locais, entre os quais o prato Pica no Chão. “A dinâmica existente em Vila Verde e as parcerias entre as instituições dão resultados, sobretudo graças ao empenho, determinação e capacidade empreendedora dos agentes económicos que desenvolvem atividade no concelho de Vila Verde”, elogiou. 


RESTAURANTES ADERENTES 

Alívio (Soutelo) 

Arroz de Feijão & Companhia (Vila de Prado) 

A Toca do Lobo (Aboim da Nóbrega) 

Inícios & Costumes (Vila de Prado) 

Manjar do Mar (Vila de Prado) 

Martinho (Soutelo) 

Petúlia (Vila Verde) 

Quinta da Resela (Cervães) 

Torres (Ponte São Vicente) 

Varanda do Lima 2 (Soutelo) 

Vila Luena (Vila Verde) 


DESCONTOS NO ALOJAMENTO 

Torre de Gomariz (20%) 

Casa de Fundevila (15%) 

Casa Sequeirô (15%) 

Hotel Bom Sucesso (15%) 

Quinta do Casal de S. Miguel de Soutelo (15%) 

Casa na Ramalha “Quintinha D’Avó” (20%) 

Casa de Férias Parque Peneda-Gerês (15%) 



PASTELARIAS ADERENTES 

Babá (Loureira) 

Letícia (Vila Verde) 

Luena (Vila Verde) 

Da Vila (Vila Verde) 

Pau de Canela (Vila Verde) 

Chocolataria - Chocolate com Pimenta (Vila Verde)

Comentários