Vila Verde. Sabores do Caldo do Pote de Sabariz fazem furor na Alemanha



A sexta edição da Festa do Caldo do Pote de Dusseldorf, na Alemanha, decorreu no passado fim de semana. Uma réplica da iniciativa de Sabariz, inserida Na Rota das Colheitas, que começa também a ganhar raízes em terras bávaras, promovendo a freguesia e o concelho de Vila Verde fora de portas. 

Os caldos são confecionados com os produtos colhidos pelos agricultores locais, num pote de ferro colocado diretamente sobre o lume da fogueira. Os genuínos sabores da cozinha regional e as tradições locais continuam a despertar a curiosidade da comunidade alemã e a atenuar a saudade dos emigrantes portugueses. O evento foi dinamizado por emigrantes naturais de Sabariz, pela Junta de Freguesia e Associação Popular de Sabariz e pelo Município de Vila Verde. 

O presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, esteve na Alemanha para acompanhar a Festa do Caldo do Pote de Dusseldorf. “O dinamismo cultural, recreativo e gastronómico continua a ser um fator de projeção das potencialidades turísticas de Vila Verde. Este tipo de iniciativas incrementa a preservação e valorização de tradições e de todo um património intangível de reconhecido interesse local e regional”, referiu. 

A arte de bem-receber também mereceu fortes elogios por parte do autarca. “Agradeço toda a hospitalidade e a forma cordial como fomos recebidos. Apresento também os parabéns a todos os que tornam possível este tipo de iniciativas que em tudo dignificam e levam bem longe o bom nome do nosso concelho”, afirmou António Vilela.

Comentários