7 a 10 de outubro. O genuíno pulsar do mundo rural regressa a Vila Verde com a Festa das Colheitas



Os produtos do campo colhidos da terra pelas mãos dos agricultores locais. Os animais da pecuária tradicional e sustentável. A alegria e animação da música popular. A criatividade do artesanato. Máquinas agrícolas, concursos, palestras…

Os saberes e sabores tradicionais estão de regresso ao coração do Minho, de 7 a 10 de outubro, com a Festa das Colheitas – XXIX Feira Mostra de Produtos Regionais de Vila Verde, organizada pelo Município de Vila Verde.

Depois de uma longa espera, chega o tão ansiado reencontro com as tradições. As origens. A alma de um povo acolhedor e hospitaleiro. Este ano, conta com um programa reduzido para mitigar a propagação da pandemia, seguindo todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde.

7 e 8 de outubro

O pontapé de saída está marcado para as 17h00 da próxima quinta-feira, 7 de outubro. Uma hora mais tarde dá-se a abertura da ‘6ª Festa do Cogumelo’ e o serão fica marcado pelas atuações musicais de Rogério Braga e Sérgio Mirra Trio.

Nos dias seguintes, a Feira Mostra de Produtos Regionais de Vila Verde abre pelas 10h00, com uma enorme variedade de produtos agrícolas de grande qualidade. Na sexta-feira, destaque para a conferência da ATAHCA, os concursos do mel e da marmelada e a animação musical com concertos dos Tukanos e dos Verde Canto.

9 de outubro

A pecuária tradicional marca a manhã de sábado, com o concurso regional e concelhio, seguido do desfile dos animais. Durante a manhã, haverá tempo ainda para o Concurso de Raças Avícolas Nacionais. Em simultâneo, no recinto decorrerá uma verdadeira mostra de talento e criatividade no Concurso de Artesanato.

O início do período vespertino leva-nos numa viagem pelo tempo. A uma agricultura de subsistência, com animais, frutos e legumes frescos do campo. Os trajes de outrora, os pregões e os materiais tradicionais adensam a atmosfera da XVII Feira Tradicional ‘Reviver o Passado’.

O início da tarde fica completo com o Concurso da Broa e a Abertura Oficial do Centro Etnográfico e Interpretativo de Vila Verde. Depois, a música toma conta do recinto com o Concerto da Banda Musical de Vila Verde (17h00), o Concerto da Academia de Música de Vila Verde (18h00) e a alegria contagiante dos Cantares ao Desafio (21h00), com NATY, Anjinho, Malheiro, Aguiar, Né, Silva, Mickael Akordeon, Liliana Oliveira e Simão.

10 de outubro

O último dia da edição deste ano começa bem cedo entre a imensa beleza das paisagens naturais com o Trilho do Fojo do Lobo. Segue-se a Concentração e Desfile de Carros Clássicos (10h00) e Missa das Colheitas (11h00). Durante a tarde, a rainha do Minho é quem mais ordena no Encontro de Tocadores de Concertina. A Festa das Colheitas – XXIX Feira Mostra de Produtos Regionais de Vila Verde encerra às 20h00.


Comentários